A oncofertilidade é um ramo da medicina que ajuda as mulheres com câncer a planejarem os seus filhos para o futuro
Quando se planeja ter filhos é preciso pensar em muitos fatores que devem ser considerados para que se desenvolva uma gravidez tranquila e saudável, e um dos principais requisitos é em relação à saúde física da mulher que receberá o bebê. Por isso, ao analisarmos o caso de uma pessoa com câncer é preciso ter cautela e cuidado, já que em alguns casos os tratamentos para essa doença podem deixar a mulher mais debilitada de maneira a prejudicar sua fertilidade.
Por esse motivo é recomendado que antes de se iniciar um tratamento de quimioterapia, radioterapia ou até mesmo a realização de alguma cirurgia que se procure um médico especialista em reprodução assistida para que por meio da oncofertilidade seja possível buscar alternativas para a preservação da fertilidade da mulher durante todo este período e, junto com o oncologista, pensar na melhor opção para a paciente.
Não são em todos os casos que os tratamentos para o câncer prejudicam a fertilidade da mulher, todavia é preciso estar em alerta e com o auxílio do médico especialista analisar a situação. Então, caso necessário se fará a preservação dos óvulos antes que se iniciem os procedimentos e, além disso, a paciente deverá passar também por um acompanhamento psicológico em todo o processo.
Portanto, para a preservação da fertilidade da mulher neste período existem vários métodos, e para entender qual é a mais ideal para a paciente em questão é preciso procurar um médico e conversar com ele sobre as possibilidades.
Entre em contato conosco e entenda mais sobre estes procedimentos.
Write a comment: