Idealizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidos para a Infância), a Semana Mundial da Amamentação começou no último dia 1º e vai até o dia 07 de agosto e tem como objetivo estimular o aleitamento materno como exclusivo até os 6 meses do bebê e de maneira complementar até os 2 anos de idade, além de ressaltar a importância do mesmo para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
O leite materno é o alimento mais completo que a criança pode receber quando nasce, não precisando de nenhum outro complemento e, além disso, ele acarreta diversos benefícios tanto para a mãe como para o bebê. No que refere à criança, o leite melhora a digestão e diminui as cólicas, colabora com o sistema imunológico, reduz o risco de alergias, estimula e fortalece a arcada dentária, previne a anemia entre muitos outros.
Para a mãe, proporciona um maior contato com o bebê, acelera a perda de peso, dá a sensação de bem-estar, protege contra o câncer de mama e ovários, evita a o osteoporose, sem falar que é natural e de graça.
Por isso, o mês de agosto é denominado como “Agosto Dourado”, por tratar de um assunto tão importante e que deve ser divulgado a toda a população para uma maior conscientização e entendimento do assunto, incentivando às mães a amamentarem os seus bebês até os 2 anos de idade e terem este alimento como único até os 06 meses de vida da criança.
Write a comment: