Grande número de mulheres está adiando as gestações para a quarta ou quinta década de suas vidas.
A incorporação da mulher ao mercado de trabalho, a maior importância para o seu desenvolvimento intelectual, os avanços técnicos de reprodução humana são fatores que, atualmente, influenciam a tomada de decisão acerca do momento mais oportuno para a mulher vivenciar a maternidade.
A gestação em mulheres com 35 anos ou mais está associada a risco aumentado para complicações maternas (maior ganho de peso, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial crônica, pré-eclampsia e miomas), fetais e do recém-nascido (anormalidades cromossômicas e abortamento espontâneo, mecônio intraparto, baixo peso ao nascer, restrição do crescimento fetal, microssomia, sofrimento fetal, internação em UTI e óbito neonatal). Nessas gestantes, também ocorre aumento de complicações obstétricas, tais como: trabalho de parto prematuro, hemorragia anteparto, trabalho de parto prolongado, gestação múltipla, apresentação anômala, distocias, placenta prévia, pós-datismo, oligoidrâmnio e polidrâmnio, rotura prematura de membranas e parto pela cesárea.
A maior prevalência de intercorrências médicas e obstétricas, no ciclo grávido-puerperal da gestante acima de 35 anos, impõe assistência pire-natal específica, em que o caráter preventivo é fundamental para a sua assistência.
Na atualidade, tem sido destacado que, mais importante do que a idade da gestante, seriam suas condições de vida e saúde, bem como a qualidade da assistência no pré-natal e no parto.
Portanto, se a mulher optar por engravidar mais tardiamente, a gestação deve ser cuidadosamente acompanhada e não desestimulada com base somente na idade.
2 Comments
Giselle Dalge
4 de novembro de 2010
Ser mãe é maravilhoso…todo mundo já ouviu isso…o que uma parte do mundo não ouviu e talvez nunca ouvirá é uma criaturinha de alguns poucos centímetros e alguns quilogramas é te chamar de mãe…ser mãe aos 40 anos foi um risco inesperado… e de certos sonhos…esperado…com muita alegria…apesar de não ter sido cuidada por suas mãos amigas…o seu dom me orgulha…
O risco foi compensado com uma vida saudável, tranquila e cheia de amor…então Deus, em sua sabedoria, me deu uma lição…uma linda lição chamada ESTHER
Dr Francisco
19 de novembro de 2010
Super legal seu depoimento Gi, mostra que sonhos nunca devem ser esquecidos.
Write a comment: