A dor de cabeça nem sempre é enxaqueca. É comum as pessoas confundirem os termos. A enxaqueca é uma forma de cefaleia, mas não a única.
A Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece mais de 150 modalidades de dor de cabeça. A enxaqueca é uma doença herdada geneticamente, como demonstram as pesquisas que estudam famílias inteiras e pares de gêmeos. Portanto, não se deve dizer que a enxaqueca é algo “normal” ou “com que se deve acostumar”.
A enxaqueca tem tratamento, embora, maioria das vezes não seja possível evitar completamente as crises. O diagnóstico é clínico.
Particularidades permitem distinguir clinicamente a enxaqueca de outras formas de cefaleia. A Sociedade Brasileira de Cefaleia apresenta algumas das características: manifestação por crises (duram de 4 a 72 horas, se não tratada) e tipo e intensidade da dor (é descrita como latejante, na maioria das vezes). A enxaqueca também tem outros sintomas, como intolerância à luz, a ruídos e a odores. Outros sintomas freqüentes são náusea e vômito.
Há fatores que podem agravar a dor durante uma crise de enxaqueca: abaixar a cabeça ou movimentá-la bruscamente, além de esforço físico e mental. Há ainda os pacientes que enxergam manchas no campo visual e sentem dormência, geralmente, nas pontas dos dedos, língua ou lábios.
2 Comments
Martha Lilian Negrucci
29 de outubro de 2010
Parabéns, Fran!!!
Gostaria que soubesse que o admiro muito como profissional, e ainda mais agora, com essa sua iniciativa de montar este blog.É de extrema importância para a população ter acesso ao maior número de informaçoes possíveis. Você está inserindo temas interessantes, de forma clara e objetiva, o que acrescenta em muito,a assimilação dos mesmos. Mais uma vez, parabéns Fran, e continue a nos prestigiar com seu valioso conhecimento!!! Martha Lilian Negrucci
Dr Francisco
1 de novembro de 2010
Obrigado Martha, fico super feliz com seu retorno, estou tentando fazer realmente o melhor na tentativa de não ser mais do mesmo, é super bem vinda para participar, um grande abraço.
Write a comment: