A menopausa é uma fase da vida em que as mulheres passam a partir dos 40 anos (aproximadamente), quando começam a sentir alguns sinais. É importante ter uma alimentação saudável e uma boa qualidade de vida, para que esse período não se torne desagradável devido às mudanças físicas e emocionais.
Desta forma, confira alguns conselhos para conseguir ter uma menopausa saudável e equilibrada.
Faça exercícios
É de grande importância a prática de exercícios físicos pelo menos duas vezes na semana. Pois, desta maneira suas articulações, seus músculos e seu coração se manterão em bom estado de saúde. O treinamento deverá ser adaptado às suas capacidades e necessidades.
Entre outros benefícios, os resultados que você conseguirá são:
Melhorar a flexibilidade
Favorecer a circulação
Otimizar a capacidade respiratória
Você pode escolher alguma atividade tranquila, como pilates ou ioga, ou simplesmente sair para caminhar no parque.
Coma frutas e verduras
A dose recomendada é de 5 porções por dia, já que as hortaliças contêm minerais, vitaminas e fibras muito bons para a saúde. As frutas e as verduras aceleram o metabolismo, contêm poucas calorias e saciam o apetite. Além disso, reduzem o colesterol, servem para perder peso e irão afastá-la dos fast food. Tente comê-las cruas e na temporada de colheita para aproveitar todos os seus nutrientes.
Mantenha seu peso
O controle do peso é necessário em qualquer etapa da vida, mas principalmente na menopausa, quando os hormônios estão jogando contra nós. Evitar a obesidade ou o sobrepeso reduz o risco de sofrer doenças articulares, cardiovasculares e endócrinas.
Não hesite em procurar um nutricionista para que este indique a melhor dieta ou alimentação de acordo com suas necessidades, e tente não abusar de certos alimentos que só contribuem para ganhar quilos e centímetros.
Faça os exames pertinentes
Você sabia que a principal causa de mortalidade durante a menopausa é doença cardiovascular? Ou que aumentam as chances de sofrer câncer de mama ou de útero, uma vez que o período menstrual se acaba? Tantos os acompanhamentos ginecológicos quanto os exames periódicos devem ser cumpridos ao pé da letra, para descartar qualquer anormalidade.
Ir ao cardiologista e ao ginecologista é prioritário para que você possa atravessar esta etapa da melhor maneira possível, principalmente se existem antecedentes de doenças em sua família. Um exame de sangue, uma mamografia ou um eletrocardiograma podem salvar vidas.
Largue todos os hábitos tóxicos
Você fuma? Consome muito café? É uma fanática pela comida industrializada? Recomendamos que, a partir de agora, tente modificar estes hábitos que são nocivos em qualquer idade, e durante a menopausa agravam qualquer condição. O cigarro, a cafeína e o álcool absorvem o cálcio de que os ossos precisam para estarem fortes e saudáveis. Por isso, é bom tentar largá-los (ou reduzir seu consumo). No caso da comida industrializada, ela está relacionada com o aumento do colesterol e à probabilidade de sofrer ataques cardíacos.
Entre os alimentos que não devem faltar em sua dieta para melhorar a saúde óssea se encontram:
Ovos (ricos em vitamina D e fixadores de cálcio nos ossos)
Laticínios com teor reduzido de gordura
Amêndoas
Espinafre
Também é interessante consumir peixes azuis (atum, salmão, sardinha, entre outros) duas vezes por semana, pois são ricos em ácidos graxos ômega 3, imprescindíveis para a saúde, e proteínas. Não se esqueça do azeite de oliva, das oleaginosas e das leguminosas.
Durma bem
As necessidades do sono mudam de acordo com a idade. Nos adultos a média é de 8 horas. Não dormir o suficiente prejudica tanto o sistema imunológico quanto o nervoso, além da coordenação, a concentração e o humor.
Fonte: www.melhorcomsaude.com
Write a comment: