Dentre os principais cuidados durante a gravidez, o pré-natal é o primeiro na lista. Com este acompanhamento médico, a mulher pode esclarecer suas dúvidas e garantir uma gestação tranquila e um parto seguro. As consultas e exames são realizados com frequência e permitem a identificação e monitoramento de problemas como anemia, diabetes, hipertensão, além de doenças sexualmente transmissíveis, como Aids e sífilis, que podem colocar em risco a formação do bebê. O crescimento do feto também é acompanhado de perto através de ultrassons e os batimentos cardíacos são verificados quando necessário.

Dentro os cuidados na gravidez, manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes que ajudam na formação do bebê é um dos mais importantes. O consumo de proteínas magras (peixes e aves), vitaminas do complexo B (brócolis, tomate e ervilha), cálcio (leite e derivados) e ferro (feijão, soja, beterraba) é essencial. Carnes e legumes devem estar sempre bem cozidos para não haver risco de contaminação por toxoplasmose. As fibras presentes nos cereais integrais e nas frutas melhoram o funcionamento do intestino, que fica mais preguiçoso nesta fase. Sal, açúcar, gorduras e produtos industrializados e processados devem ser evitados. Comer porções pequenas a cada três horas ajuda a controlar o ganho de peso, que deve ficar entre 9 e 12 quilos. Gravidez 1 Outro ponto importante é o consumo de água durante este período. Beber 10 copos diários nesta etapa pode ajudar a prevenir problemas habituais e a aliviar os desconfortos mais comuns da gravidez. Um dos grandes benefícios é que ajuda a evitar a desidratação, já que se esta se produzisse durante a gravidez poderia ser perigosa, causando dores de cabeça, náuseas e, inclusivo, contrações durante os últimos meses. Entre os principais sintomas de desidratação encontram-se: ter a boca seca, urinar com menor frequência e de cor escura, sofrer de tonturas e, sobretudo, ter a sensação de sede, situação à qual deve procurar não chegar bebendo líquidos constantemente.

Os exercícios físicos melhoram a postura de quem carrega um barrigão, ajudam a prevenir a diabetes gestacional e aliviam desconfortos trazidos pela mudança do corpo, como as dores na região lombar. As gestantes que já são fisicamente ativas podem investir em exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e hidroginásticas durante os nove meses.Já para aquelas que não estão acostumadas, é mais indicado começar as atividades após os três primeiros meses de gestação, período em que o embrião está se formando e que, por isso, exige maior cuidado.

Durante todo o período gestacional, a mulher deve evitar o consumo de álcool, drogas, cafeína e tabaco, substâncias que podem causar má formação fetal. Picos de estresse podem ocasionar o parto prematuro e agravar casos de hipertensão e diabetes. Exames extras serão pedidos de acordo com o histórico familiar e a idade da futura mãe.

Fonte: www.bolsademulher.com
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700