Não há nada que dê mais orgulho para os pais do que filhos inteligentes e confiantes. E fato é que, desde o minuto em que nasce, o bebê já está absorvendo experiências que irão refletir no seu comportamento adulto. Você pode e deve ajudar o seu filho a aprender e crescer!

“Os bebês devem ser estimulados desde as primeiras semanas de vida. O cérebro de uma criança que completa três anos, por exemplo, produz bilhões de células que aumentam a capacidade de aprendizado de maneira rápida. Os estímulos são fundamentais.”, explica Gregory Gottheimer, proprietário da Gymboree Brasil, responsável por programas para o desenvolvimento da capacidade física, cognitiva e social infantil.

Muitas destas atividades podem ser feitas em casa com o auxílio de objetos e brinquedos simples. Confira as dicas, de acordo com as fases da infância de seu filho!

Fase 1 – de 0 aos 6 meses – Esse é o momento que, para os bebês, significa “o novo mundo que acabei de chegar”. Um ótimo instrumento para utilizar é o espelho. Podemos brincar simplesmente de: “Cadâ a mamãe?” e “Cadê o papai?”. Ou apenas girar uma bola em um espelho colocado no chão. São brincadeiras que ajudam a fortalecer os músculos dos olhos e potencializam a capacidade de visão.

Fase 2 – dos 6 aos 10 meses – Esta é a fase do fortalecimento muscular e da percepção da noção de causa e efeito. Brinque com rampas e escorrega. Desta forma, os bebês começam, ao mesmo tempo, a trabalhar os músculos e conquistam a noção de que seus atos têm importância, já que eles são capazes, por exemplo, de fazer a “bola rolar”.

Fase 3 – dos 10 meses até 1 ano e 4 meses – É a fase da comunicação bilateral. A criança não fala, mas já se comunica. É uma ótima fase para começar a ler historinhas e cantar suas músicas preferidas. Reserve alguns minutos do seu dia para embarcar neste universo.

Fase 4 – de 1 anos e 5 meses até 1 ano e 10 meses – A criança está descobrindo melhor o mundo. Brincadeiras que ajudem a resolver problemas, como jogos de encaixe, de sequência e lógica são ótimos estímulos.

Fase 5 – 1 ano e 11 meses até 2 anos e 4 meses – É a fase do pensamento simbólico. A imaginação está em alta. Brinque de faz de conta, transforme o cabo de vassoura em um lindo cavalo branco e salve a princesa!

Fase 6 – de 2 anos e 5 meses até 3 anos – A criança começa o processo de associação de ideias. Brincadeiras de compartilhar são necessárias. As meninas já podem brincar de casinha, onde cada uma tem a sua função, como cozinhar, limpar e cuidar do bebê. Já os meninos devem começar a jogar bola com os amigos, onde um grupo precisa dividir apenas uma bola.

Fase 7 : A fase das curiosidades que, se bem estimuladas, ajudam muito na construção do senso de autoconfiança. Brincadeiras como caça ao tesouro ou bombeiros que precisam resgatar um gatinho da árvore são ótimas.

Fonte: www.mulher.com.br
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2015 © Copyright - Dr. Francisco Gonzaga por Tribo Creative

Para Emergências Ligue: (19) 3542-2700