A doação de óvulos é uma das opções para as mulheres que possuem dificuldades para engravidar por intermédio de seus próprios óvulos, recebendo-o de uma doadora que, a partir disso, será fecundado com o espermartozóide de seu marido e transplantado para o útero em uma clínica de reprodução humana.
Todo o procedimento para a doação de óvulos é feito de maneira sigilosa, seguindo algumas orientações em relação à doadora, que precisa ter menos de 35 anos, com tipo sanguíneo compatível com o da receptora, não ter doenças infectocontagiosas, apresentar bom potencial ovariano e não ter histórico de doenças hereditárias. A doação é um ato solidário, que tem como motivação possibilitar o sonho de ser mãe de uma mulher que encontra bloqueio para alcançar tal realização, e não deve visar o lucro, já que a lei brasileira não permite a compensação econômica pela atitude.
Esta opção de reprodução assistida é recomendada para mulheres com idade avançada, que já passaram por abortos, que tem falência ovariana ou que possuem alterações cromossômicas na mulher ou nos embriões. Situações semelhantes a essas devem ser analisadas por um médico especialista que acompanhará todo o histórico de tentativas para a gestação, e indicará quais são as melhores atitudes a serem tomadas.
É um caminho longo a ser seguido, passando por vários processos desde a escolha ideal da doadora até o preparo da receptora, neste meio tempo, é preciso que seja realizado uma preparação física e psicológica, devido ao fato de que a mulher que receberá os óvulos gerará um filho vindo do gameta de outra mulher. Além disso, é essencial que ambas, doadora e receptora, levem uma vida saudável para evitar complicações em meio aos procedimentos.
Portanto, é necessário o acompanhamento e cuidados vindo de profissionais especializados e preparados para a realização da coleta do óvulo, fecundação com o espermatozoide e implantação no útero.
Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!
Facebook: @DrFrancisoGonzaga
Instagram @drfranciscogonzaga
Write a comment: