A videolaparoscopia, também conhecida por Laparoscopia, é um procedimento que serve como exame de diagnóstico ou técnica cirúrgica, realizada por pequenas incisões, “furinhos”, é o melhor meio de diagnóstico da endometriose, mas hoje é técnica utilizada para grande número de cirurgias ginecológicas que anteriormente precisavam de cortes para serem realizadas.
Para que serve a Videolaparoscopia
A videolaparoscopia serve para diagnosticar a dor pélvica e para diagnosticar ou tratar doenças como:
- Endometriose, retirada de lesões ovarianas, tratamento de hidrossalpinge;
- Retirada de aderências, tratamento da gestação ectópica;
- Realizar laqueadura das trompas, histerectomia total;
- Retirada de mioma e tratamento de distopias genitais, por exemplo.
Como é feita a Videolaparoscopia
O anestesista aplica a anestesia geral no indivíduo, o cirurgião realiza um corte no umbigo por onde entra um pequeno tubo que contém gás carbônico e uma microcâmera em seu interior e realiza mais 2 cortes na região abdominal por onde vão entrar outros instrumentos necessários para a cirurgia. A microcâmera irá mostrar através de um monitor toda a parte de dentro do abdômen e o médico poderá também realizar cortes e soltar aderências.
Recuperação da Videolaparoscopia
A recuperação da cirurgia por videolaparoscopia é muito melhor que numa cirurgia convencional, pois há menos cortes e o sangramento durante a cirurgia é mínimo. O tempo de recuperação de uma cirurgia por videolaparoscopia dura de 7 a 14 dias, dependendo do procedimento. Após este período o indivíduo poderá voltar gradativamente às suas tarefas diárias.
Logo após a videolaparoscopia é normal: sentir dor no abdômen, dor nos ombros, ficar com intestino preso, sentir-se inchado, enjoado e com vontade de vomitar.
Durante o período de recuperação, deve-se descansar o máximo possível e evitar: ter relações sexuais, dirigir, limpar a casa, fazer compras e fazer exercícios.