Os implantes hormonais surgiram há alguns anos como uma opção interessante para a administração de hormônios em mulheres. Por garantirem uma dosagem hormonal sempre constante, eles impedem a flutuação dos níveis sanguíneos, gerando maior bem estar.
Além disto, como os hormônios são absorvidos pelo tecido subcutâneo, não passam duas vezes pelo fígado, como acontece com os comprimidos, causando menor impacto na função hepática e também nos níveis de colesterol.
O Etonogestrel, um tipo de progesterona utilizada para contracepção com duração de três anos. Este implante, cujo nome comercial é o Implanon deve ser inserido no braço e é o método contraceptivo mais seguro que existe, até mesmo se comparado à laqueadura. Sua inserção e retirada são simples e podem ser realizados no consultório.
Além da contracepção, ele traz benefícios para as mulheres que tem TPM, já que inibem a flutuação hormonal e também para quem tem fluxo menstrual aumentado, pois há uma tendência de inibir ou diminuir bem o fluxo menstrual. Geralmente leva de 3-6 meses para o padrão menstrual se estabilizar, podendo ocorrer escapes sanguíneos neste período.
Para a eterna pergunta: engorda? Geralmente não, porque a dosagem hormonal diária é bem pequena, mas para mulheres que engordaram com outros tipos de hormônio, fica sempre a ressalva.
Os implantes são métodos modernos e muito cômodos para a administração de hormônios e que serão cada vez mais adotados pelas mulheres.
Write a comment: