Este mês de Junho, falaremos sobre Reprodução Assistida. Está é apenas uma introdução ao assunto. Acompanhe semanalmente nossas postagens e tire suas dúvidas.
No Brasil, o número de casais que procuram clínicas especializadas em Reprodução Assistida (R.A.) vem aumentando consideravelmente.
Espera-se que um aumento ainda mais significativo ocorra em cidades que ofereçam, gratuitamente, em hospitais públicos este tipo de tratamento, como é o caso de São Paulo.
Reprodução Assistida é um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem como principal objetivo tentar viabilizar a gestação em mulheres com dificuldades de engravidar. Muitas vezes essas dificuldades, até mesmo a infertilidade do casal ou um de seus membros, podem trazer sérios prejuízos ao relacionamento conjugal.
As diferentes variantes técnicas do conjunto da RA podem ser reunidas em dois grupos:
1. As mais antigas e mais simples – nas quais a fecundação se dá dentro do corpo da mulher – são chamadas de Inseminação Artificial. Caso os gametas utilizados na R.A. sejam do próprio casal, chamamos de inseminação HOMOLOGA; caso um ou ambos os gametas sejam obtidos a partir de doadores anônimos, chamamos de inseminação HETERÓLOGA.
2. E as técnicas mais modernas de RA – nas quais a fecundação se dá fora do corpo da mulher – que passam pelo procedimento de fertilização in vitro (FVI). Outras técnicas complementares da RA são: Doação de óvulos, sêmen, embriões; congelamento de material biológico reprodutivo e de embriões; diagnóstico genético pré-implantatório, entre outros.
Em caso de dúvida sobre qualquer dos procedimentos, entre comente abaixo, que iremos esclarecer. Grande abraço!
Write a comment: